sexta-feira, 17 de agosto de 2012 | By: Diorgenes

Movimentos de Contestação

A Republica Velha (1889 - 1930) foi um período de grande instabilidade politica. A difícil situação econômica dos pobres e a insatisfação com o domínio das oligarquias geraram vários movimentos populares como a Revolta de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e o tenentismo.


v Tenentismo


Na década de 20, muitos rapazes patriotas do exercito estavam irritados com o Brasil dominado pelas oligarquias estaduais, resolveram que eles, por conta própria, que deveriam mudar o país.
Estes jovens promoveram rebeliões em diversos quartéis. Em razão dos rebeldes mais entusiasmados serem oficiais, em geral tenentes, esse movimento recebeu o nome de tenentismo.

ü  Antecedentes

Ø  O coronelismo

Ø  A politica do café com leite

Ø  Atraso econômico

Ø  As oligarquias

Ø  Corrupção
"Conheça um pouco mais sobre Coronelismo e Politica do café com leite clicando aqui."

Principais características e acontecimentos

Ø  A primeira revolta tenentista (militares da forte Copacabana, no Rio de Janeiro, deram tiros de canhões contra alguns quartéis).



ü  Consequências

Ø  Fim da República Velha

Ø  Getúlio Vargas passa a ser o novo presidente.

Ø  A divisão dos tenentes.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012 | By: Diorgenes

A história da Chapeuzinho Vermelho sempre teve um final feliz?

Quando nos deparamos com a história da Chapeuzinho Vermelho, sempre ficamos torcendo para que a Chapeuzinho e a vovozinha consigam escapar das garras afiadas e malvadas do lobo mau. Será que a história da Chapeuzinho Vermelho sempre teve o final feliz? Essa vontade de final feliz sempre prevaleceu na história humana? Na versão contemporânea da história (existem diversas variações da história), a mãe de Chapeuzinho faz uma porção de guloseimas (doces, biscoitos, pãezinhos) e pede para a criança levar para a sua vó, que se encontrava doente. A mãe de Chapeuzinho lhe dá uma série de orientações para chegar lá com segurança (não conversar com estranhos, não dizer para onde vai e nem parar para nada). A menina tinha que atravessar um bosque inteiro para chegar até a casa de sua avó. No caminho, encontrou com um lobo que disse ser um anjo da floresta. Ele perguntou para onde a criança estava indo e Chapeuzinho respondeu que estava indo para a casa de sua avó, indicando para o lobo onde ficava a casa. Ao chegar a casa, Chapeuzinho chamou a sua avó, que não respondeu. Logo que entrou, pensou que a avó deveria estar bastante doente e por isso não havia se levantado da cama. Nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela. No final da história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz. Os trechos citados acima são uma versão romântica da história de Chapeuzinho Vermelho, que surgiu com o Romantismo literário iniciado na Europa, no final do século XVIII. A história da Chapeuzinho Vermelho, segundo o historiador norte-americano Robert Darnton, em seu livro intitulado ‘O Grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa’, teve origem na Idade Média europeia. Ela foi criada por camponeses que tinham que ir trabalhar no campo e deixavam seus filhos sozinhos em casa. Segundo Darnton, a trama da história de Chapeuzinho, criada na Idade Média, desenrolou-se com um fim trágico da vovozinha e da criança. O lobo tirou a vida da vovó e, posteriormente, com a carne e o sangue da velhinha, realizou um banquete, no qual Chapeuzinho se alimentou fartamente. Logo depois, o lobo se alimentou também da carne de Chapeuzinho Vermelho. Pelo fato de deixarem os filhos sozinhos em casa, segundo Darnton, os camponeses criaram uma história assustadora, com o fim trágico, para evitar que seus filhos fossem para as perigosas florestas e bosques na ausência dos pais. Com o devir da história, ocorreram mudanças e transformações na história de Chapeuzinho, de acordo com cada contexto histórico e os valores morais, éticos e culturais prevalecentes.