terça-feira, 29 de maio de 2012 | By: Jeferson Bueno

Holocausto


                                                                   
A palavra Holocausto tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas e animais eram queimados durante o ritual.
Porém a partir do século XIX a palavra Holocausto passou a designar catástrofe e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler, por serem considerados impuros e inferiores.
Os diversos campos de concentração que se espalharam por toda a Europa foram os principais cenários das barbaridades cometidas pelos nazistas. Judeus eram presos em imensos galpões fechados, em seguida era liberado um gás venoso, centenas de pessoas caíam mortas, os cadáveres tinham os olhos, dentes, gordura e cabelos arrancados, depois eram amontoados em caminhões, nem mesmo crianças eram poupadas.
Os cálculos sobre as vítimas do nazismo em campos de concentração variam muito, estima-se que foram mais de seis milhões de judeus mortos além de deficientes, homossexuais, russos, polacos e entre outros.
Somente durante o julgamento dos vinte principais líderes nazistas no Tribunal de Nuremberg que o mundo tomou conhecimento dos horrores cometidos pelo nazismo. Logo em seguida, a Liga das Nações sob pressão dos Estados Unidos decidiu então formar o Estado de Israel.  
quarta-feira, 23 de maio de 2012 | By: Diorgenes

Revolução Russa





Antecedentes da Revolução

·       Governo dos czares.

·       Situação de miséria e fome.

·       Revolta popular e criação de movimentos populares (mencheviques).

·       Domingo sangrento – Repressão.

·       Revolta do encouraçado Potemkin.

·       Tropas que retornaram da 1° Guerra, unem-se aos rebeldes populares.

A Revolução Russa (1917)

A partir de 1904-5, com a derrota para o Japão, inicia-se uma série de revoltas, que culminaram na grande Revolução de 1917.

Fases da revolução

·       1º Fase – Revolução branca (março a novembro de 1917). Teve como característica a derrubada do Czar Nicolau II e a ascensão de Kerensky;

·       2° Fase – Revolução Vermelha (novembro de 1917-18). Caracterizada pela subida dos bolcheviques ao poder;

·       3° Fase – Guerra Civil (de 1917-18)

Forças ligadas ao absolutismo entram em choque com o governo bolchevique.

A Reconstrução do País

·       O descontentamento popular e a crise econômica levaram o governo a optar pelo NEP (Nova Política Econômica), pela qual foram permitidas algumas praticas capitalistas.

·       Lenin também criou a União Soviética ou URSS, reunindo a Rússia e seus antigos domínios igualitários.

·       Após a morte de Lenin, em 1924, houve uma disputa pelo poder entre Stalin e Trotsky, saindo Stalin vitorioso dessa disputa.

·       Stalin substitui o NEP pelos Planos Quinquenais, fixando como prioridade o desenvolvimento da indústria pesada.

·       No campo realizou-se a coletivização da terra, organizando dois tipos de unidades agrárias:

a)     Kolkhozes – nos quais os camponeses tinham certa autonomia para produzir;

b)     Sovkhozes – fazendas estatais em que os camponeses trabalhavam como assalariados.


A URSS


·       Teve origem após a consolidação da Revolução, quando várias regiões e províncias se reuniram com a Rússia e formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas , que contaria no total com 15 repúblicas (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Uzbequistão).
sábado, 19 de maio de 2012 | By: Diorgenes

A Instituição da República



           
        A instituição da República
  
         No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca vestiu a farda, montou em seu cavalo e atravessou a rua para proclamar a República. O imperador Dom Pedro II foi obrigado a abandonar o país. Agora, quem governa é o presidente do Governo Provisório Republicano, ou seja, o próprio Deodoro. A participação popular na instituição da República foi praticamente nula.

Ø  Primeiras providências.

v Instituição do federalismo;

v Separação entre Igreja e Estado;

v Criação de novos símbolos nacionais;

v Promulgação da lei da grande naturalização.



Ø  Encilhamento: a especulação financeira.

v Incentiva a emissão de grande quantidade da moeda.

v Consequências: a inflação; aparecimento de empresas fantasmas.

v Rui Barbosa, criador do plano, não resistiu à pressão e renunciou.



Ø  A primeira Constituição da República (15 de novembro de 1980)

v Sistema presidencialista, federalismo;

v Três poderes: executivo, judiciário e legislativo;

v Voto aberto: não secreto para os homens maiores de 21 anos alfatizados; exceto soldados, padres e mendigos, neste  sentido a grande maioria da população brasileira estava excluída da participação política.

Governos Militares


Ø  Governo de Deodoro da Fonseca

O Congresso Nacional (ex. Assembleia Constituinte) elegeu Deodoro da Fonseca para ser o primeiro presidente do Brasil. Floriano Peixoto, vice de prudente de morais, foi eleito também.

Depois de eleito, por falta de apoio de alguns setores da população (como os cafeeiros) e consequentemente instabilidade política, Deodoro fecha o congresso. A oposição reagiu e membros da marinha liderada por Custódio de Melo.

 Ameaçavam bombardear o Rio de Janeiro caso Deodoro não renunciasse (Primeira Revolta da Armada). Em 23 de novembro de 1891, seu cargo foi ocupado pelo vice-presidente, Floriano Peixoto.


Ø  Governo de Floriano Peixoto

Estimulou a industrialização, realizou a reforma bancaria, baixou o preço da carne e dos alugueis residenciais e aprovou uma lei que previa a construção de casas populares.

Oposicionistas alegavam que outra eleição deveria ser convocada, mas Floriano se negou. Houve a Segunda Revolta da Armada, na qual Custódio de Melo ameaçava novamente bombardear o Rio de Janeiro se o presidente não convocasse novas eleições. Apesar de a marinha ter cumprido essa ameaça, o governo conseguiu conter os revoltosos.

Houve também a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895,no governo de Prudente de Morais , envolvendo os mais importantes grupos políticos. O Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos, então governador.

(Bibliografia: Cotrim, Gilberto – História Global: Brasil e Geral: volume 3/ Gilberto Cotrim. – 1. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2010 )